Sustentável significa algo que pode ser continuado sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.
Isso começa com a forma como tratamos a terra: os recursos naturais como petróleo e gás não estão infinitamente disponíveis e esgotam-se gradualmente. Os humanos estão a esgotar a terra ao consumir mais recursos do que a natureza pode processar, não deixando nada para as gerações vindouras.
A fim de manter o meio ambiente habitável para nossos filhos e netos, devemos nos esforçar para sobrecarregar o meio ambiente o menos possível. Portanto, não podemos ignorar uma vida mais sustentável.
Mas sustentável não significa necessariamente que tenhamos que nos sacrificar: significa que temos que fazer escolhas diferentes. Cada novo produto que compramos requer energia e matérias-primas para a produção. Mas por que devemos continuar a comprar novos produtos se os atuais ainda estão em excelentes condições? Com um pouco de manutenção e reparo, a vida útil dos produtos existentes pode ser estendida consideravelmente.
Paletes descartáveis
Os bens de consumo não são apenas produzidos, também a embalagem utilizada para os transportar é nova. Muitas empresas de produção e transporte optam por usar paletes de madeira descartáveis. Estas oferecem uma capacidade de carga inferior e muitas vezes não são devolvidas pelo fornecedor após a sua utilização. Apesar do fato de que essas paletes são geralmente produzidos a partir de madeira usada, a produção dessas paletes descartáveis requer energia para a produção e transporte. Após a entrega da mercadoria, essas paletes permanecem com o utilizador final e são destruídas enquanto resíduos. Um desperdício de matérias-primas escassas e energia.
Paletes reutilizáveis
Uma opção de embalagem mais sustentável é a palete reutilizável. Estas paletes reutilizáveis são de qualidade superior, tanto em termos da qualidade da madeira utilizada como do método de produção. Elas são produzidas especialmente para serem usadas várias vezes, uma vida útil de pelo menos 5 anos não é fora do normal. Isso se aplica não apenas às dimensões padrão, mas também a todas as paletes de tamanho específico do cliente. Essas paletes mantêm a sua capacidade de carga por mais tempo e podem ser usadas muitas vezes, ao contrário das descartáveis. Naturalmente, para a produção destas paletes reutilizáveis será utilizada madeira sustentável com a marca de qualidade FSC, o que garante uma forma de gestão florestal responsável e amiga do ambiente.
Reutilização de paletes
A manutenção atempada e as possíveis reparações garantem que a qualidade desta palete de madeira permaneça em excelentes condições, para que a palete possa ser utilizada muitas vezes durante a sua vida. Essa extensão da vida útil das paletes é uma solução sustentável, que não só economiza matérias-primas escassas, mas também oferece uma vantagem financeira. Afinal, os investimentos em novas embalagens tornam-se em grande parte supérfluos devido ao reaproveitamento das paletes que já estão em circulação.
Gestão de embalagens sustentáveis
A 2Return é especialista em gestão de embalagens sustentáveis. Incentivamos a reutilização dos meios de carga fazendo a recolha no destinatário final e voltando a entregar ao expedidor original ou a um novo expedidor. Estas paletes e caixas reutilizáveis são verificadas pelas nossas equipas especializadas após a recolha e reparadas se necessário. Utilizando o máximo possível de unidades usadas, as paletes reparáveis são novamente transformadas em meios de carga de alta qualidade. As paletes que não podem ser reparadas por danos excessivos são processadas de forma sustentável: os elementos aproveitáveis são utilizados para restaurar paletes reparáveis, o restante é reciclado em materiais que podem ser usados em outras indústrias, como aglomerado e aparas de madeira. Permitindo uma grande economia em novas matérias-primas. Usando uma extensa rede de transportes e depósitos na Europa, somos capazes de manter o número de quilômetros rodados o mais reduzido possível. Na eleição de um depósito como local de devolução, tem-se em consideração o local de devolução, sendo a quantidade de quilómetros de transporte determinante. Restringir o transporte significa maior economia de combustível e emissões de CO2. Um bom impulso para proteger o meio ambiente.
Junto com nossos clientes procuramos encontrar uma solução para o uso de embalagens sustentáveis. Fazemos um inventário das atuais embalagens utilizadas e, com base em um estudo e cálculos, fazemos uma proposta para as possibilidades de recuperação e reaproveitamento de embalagens. Além da possível redução de custos, este estudo também demonstra o impacto na redução das emissões de CO2. Para uma pegada ecológica menor e um planeta melhor para as gerações futuras.