Perguntas mais frequentes

Que empresas procuram os serviços da 2Return?

Os serviços da 2Return são para quem deseja manter o controlo das suas embalagens. O ponto de partida é que uma grande quantidade de embalagens reutilizáveis estão em locais e usuários diferentes.

Tenho uma embalagem específica, também fazem gestão destas embalagens?

Sim, podemos gerir todos os tipos de embalagens. Os nossos serviços e sistemas de embalagem para Pooling, Recuperação de embalagens e Gestão RTI  são independentes do tipo de embalagem logística. Podemos providenciar essa gestão desde que a embalagem possa ser transportada num camião normal.

Qual a diferença entre alugar e pooling?

Alugar significa disponibilizar temporariamente caixas, paletes ou palotes, através dos quais o aluguer é calculado. A responsabilidade de localizar os artigos alugados é inteiramente sua. No pooling os artigos não são só disponibilizados, adicionalmente tratamos da gestão e da entrega/recolha nos seus clientes. Através de um sistema track&trace, os itens são totalmente seguidos para que saiba o local exacto das suas paletes, caixas ou palotes.

Que tipo de embalagens posso usar no pool?

Em princípio, todos os tipos de embalagens podem ser usados no pool, desde que possam ser transportados num camião normal. Podem ser paletes de madeira ou plástico, caixas de plástico ou metal, palotes, e caixas plásticas dobráveis.

E se não existir um armazém da 2Return nas proximidades ?

Temos uma rede dinâmica na qual os armazéns são adicionados regularmente, dependendo das necessidades dos nossos clientes. É possível adicionar um novo depósito, dependendo do volume oferecido e da distância até o depósito existente mais próximo.

Existe uma quantidade mínima de embalagens?

Em princípio, o nosso serviço não tem volume mínimo, mas do ponto de vista económico, geralmente calculamos com um número mínimo. Esse número depende do valor da embalagem e dos custos de transporte. Por exemplo, um mínimo de 30 a 45 paletes aplica-se a paletes de madeira, mas para paletes de plástico, uma única torre já pode ser recolhida e entregue ao cliente.

O que é preciso ser feito antes de começar a utilizar os serviços da 2Return?

Faremos um inventário dos seus fluxos de embalagens atuais e posteriormente uma análise com base nos dados de um determinado período temporal e com os objetivos que pretende. Também costumamos realizar uma auditoria do seu local de trabalho, para prepararmos um plano. Este irá indicar um cronograma e um plano de acção bem como o que poderá aforrar ao aderir aos serviços da 2Return. O tempo de reposta para a eleboração de um plano destes é em media 1 a 2 meses

Quais são os custos para realizar um plano de negócios?

Têm de ser feitos esforços de ambos os lados para alcançarmos um plano de negócios completo. O objetivo do plano é demonstrar as melhorias que vai ter nos gastos, processos e meio ambiente. O plano de negócio não o compromete com nada e não tem custos associados.

Que informações são necessárias para elaborar um plano de negócios?

A base deste plano de negócios incluirá o tipo e a quantidade de embalagens em circulação, o número de entregas, e as distâncias que o transporte tem de realizar. Os custos de transporte são o elemento mais importante na devolução dos recursos logísticos, e para calcular devem-nos ser fornecidos os dados de localização dos seus clientes.

Quanto custa a Gestão RTI ou a Recuperação de embalagens?

Os custos dependem do número de embalagens, distâncias de transporte e outros factores que nos tenha requisitado. Elaboraremos uma proposta únoca com base nos dados da sua empresa.

 

 

 

2Return is member of the Rotom Group